quinta-feira, 24 de setembro de 2020


                                                                                         FLOR DE LÓTUS:

A planta flor de lótus está muito ligada à espiritualidade. Ela ganhou a conotação de flor sagrada no budismo e no hinduísmo por sua formação física se assemelhar à evolução espiritual humana. Trata-se de um tipo de lírio d’água que sedimenta raízes na lama dos rios e lagos. Ao brotar, essa flor eleva-se à superfície abrindo-se em um espetáculo de rara beleza. Limpa, bonita e pura. Por isso, na cultura oriental, grega e egípcia, a flor de lótus simboliza o nascimento divino e espiritual, a pureza, a evolução e a ressurreição.

AS LENDAS SOBRE O SIGNIFICADO DA FLOR DE LÓTUS

NO BUDISMO

A lenda diz que Siddhartha, antes de se tornar Buda, deu sete passos na Terra, e de cada passo brotou uma flor de lótus. Cada flor representa uma etapa da evolução espiritual. É comum observar as representações dos budas de meditação sentados sobre uma flor de lótus. A abertura da flor também simboliza a expansão da vida espiritual na meditação, chamado de dhyana. As pétalas podem estar totalmente fechadas, em processo de abertura, ou completamente abertas, dependendo do estágio da evolução espiritual de cada um.

 NA SABEDORIA EGÍPCIA

Dentro das pirâmides e dos palácios do Antigo Egito, é comum encontrar a representação destas flores retratando o renascimento. Além disso, há também a retratação da flor como o Deus Ra. Durante a noite, as pétalas da flor se fecham e ela e se recolhe para dentro d’água novamente, tornando a abrir ao amanhecer. Por esse movimento natural, os egípcios associavam esta planta ao Deus Sol que, à semelhança da flor, renasce a cada manhã e se esconde na escuridão da noite.

 NO HINDUÍSMO

Na cultura hindu, a flor de lótus está relacionada à criação do mundo, sendo retratada como o umbigo do Deus Vishnu. A partir desta flor, teria nascido outra divindade, Brahma, criador dos homens e do cosmo.

 Existe ainda uma bela história indiana para a simbologia da flor de lótus. A lenda conta que um dia quatro irmãos estavam sentados à beira de uma árvore a conversar, eram eles o Fogo, a Terra, a Água e o Ar. Como estavam sempre muito ocupados em seus ofícios, raros eram os momentos em que podiam estar juntos, pois precisavam cumprir a lei divina. Todos eles estavam, entretanto, contentes por servir à criação e contribuir com a vida.

 Eles lembraram-se do quanto os homens estavam sendo ingratos, por não valorizarem a vida. Mas, ao invés de puni-los, decidiram deixar ao planeta uma recordação deste encontro, algo que trouxesse a essência da contribuição de cada elemento para a harmonia do mundo. Eles olharam para o lago e decidiram conceber uma planta que tinha suas raízes fixas à terra, que crescem em meio a água e chega à plenitude no ar.

 A terra ofereceu o melhor de si para alimentar as raízes. A água colaborou fornecendo a linfa necessária para o crescimento da haste. O vento foi essencial para atrair a brisa à planta, atraindo a flor para superfície e limpando-a. O fogo finalizou oferecendo o calor do sol, que alimenta e desabrocha a flor. Cada um colaborou com cada detalhe dessa bela criação, deixando à humanidade uma lembrança pura da criação e perfeição que o homem pode alcançar.

 NA MITOLOGIA GREGA

Segundo a mitologia grega, a flor de lótus possui uma representação de desejos não revelados.

 Também há uma lenda acerca da planta, que acreditava-se ter propriedades narcóticas e alucinógenas — além disso,  era usada como alimento pelo povoado da ilha dos lotófagos. Como efeito, aqueles que as ingeriam desfrutavam de um sono pacífico, mas também de lapsos de amnésia.

Segundo a Odisseia de Homero, há um episódio em que três homens vão até essa ilha com a finalidade de investigar o local. No entanto, ao ingerirem as flores de lótus juntamente com os habitantes locais, se esquecem de voltar ao barco.

 Ulisses, mais tarde, consegue resgatar seus homens, mas se vê na necessidade de amarrá-los ao barco, para que não se joguem e tentem voltar à ilha. Nesta história, podemos extrair um ensinamento muito valioso por meio deste efeito da flor de lótus: a chance de recomeçar, de renascer e finalmente deixar o passado para trás.

Fonte: Site Webmystic


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário